Dia Mundial do Gato – 20 Melhores Matérias Sobre os Pequenos Felinos

Dia Mundial do Gato

O gato é um animal tão importante e indispensável nas nossas casas, um dos melhores amigos que podíamos ter, um companheiro de há milhares de anos… que nunca poderia ser celebrado num único dia.

Por isso é celebrado em dois.

Existem celebrações do dia mundial do gato a 17 de Fevereiro e também a 8 de Agosto.

Na verdade existem celebrações todos os dias. Até os gatos se celebram a si próprios com a sua mania própria que são deuses.

Para fazermos uma dedicatória à altura do que os nossos pequenos felinos merecem, pensamos em reunir as melhores matérias sobre gatos que publicamos no Mundo dos Animais. Mas não. Seria presunçoso acharmo-nos os autores de tudo o que há de bom sobre gatos. Somos apenas um entre muitos, que têm a mesma paixão por estes meninos e tanto ou mais conhecimento do que nós sobre eles.

Assim, reunimos as melhores matérias sobre gatos que encontramos noutros sites, como a Animalife, o Felinus, a Arca de Noé, a União Zoófila, a Animais de Rua e muitos outros.

Segue a lista (sem ordem específica).

1. Guia de adoção de gatos (União Zoófila)
Se está a pensar em adoptar um animal e se o gato é uma opção para si, parabéns. Vai passar a partilhar a sua vida com um amigo fantástico, e que, contrariamente ao que vulgarmente se considera, é uma animal muito afectuoso.

2. 8 erros principais na adopção de um gato (Felinus)
Adoptar um ser que vive e sente, como um gato, é uma decisão para toda a vida (vida sua ou dele) e deverá ser considerada seriamente antes de ser levada a cabo. São seres vivos, que requerem certos cuidados e que tomem conta dele, é um ser que sente e não um objecto a ser tratada a nosso bel gosto.

3. Como cuidar de gatinhos órfãos (Animais de Rua)
Os gatinhos recém encontrados habitualmente estão com frio (corpo frio ao toque, choro constante) e/ou desidratados (boca e língua secas, membranas mucosas pálidas, a pele da nuca não volta rápido à posição normal quando beliscada).

4. A vida do gato (Animalife)
Na chegada a casa, um ambiente acolhedor e pessoas que transmitam calma e gentileza facilitam logo a adaptação do gatinho. Deverá mostrar-lhe logo onde fica a caixinha com a areia onde pode aliviar as suas necessidades. Ele rapidamente vai perceber.

5. O convívio entre crianças e gatos (Pequenos Felinos)
Muitas vezes as brincadeiras das crianças podem ser altamente energéticas e provocar situações de stress para o gato, mas lembre-se que o gato tem o instinto de fugir, e só atacará se estiver completamente encurralado e sem forma de fugir.

6. Conheça o comportamento do seu gato (União Zoófila)
Os comportamentos dos gatos variam muito e estão associados ao temperamento de cada um. Existem no entanto determinados comportamentos/atitudes que são comuns e que tem explicações, mais ou menos fundamentadas.

7. Gatos: 6 comportamentos estranhos explicados (Arca de Noé)
Os gatos são animais que cativam, independentemente de os donos os perceberem ou não. Mas existem comportamentos que deixam os donos verdadeiramente intrigados, como a marcação das visitas, lavar as patas depois de comer, ouvir música, entre outros.

8. Cuidados de higiene: conselhos sobre a escovagem do gato (Felinus)
A escovagem trata-se de uma necessidade para retirar os pêlos mortos que se conservam na pelagem e evitar que o animal os engula. Se o animal se lamber excessivamente, poderá ingeri-los em quantidade elevada, provocando a formação de bolas de pêlo no estômago. As bolas de pêlo podem originar vómito e obstipação, prejudiciais ao crescimento do gatinho.

9. Como cuidar das unhas do gato (Policlínica Veterinária de Cotia)
Gatos com unhas afiadas podem estragar objetos da casa e machucar os seus donos. Sendo assim, suas unhas devem ser cortadas regularmente. Considerando que ser arranhados é uma reclamação comum entre donos de felinos, o hábito de cortar as unhas dos bichanos ajuda a evitar problemas maiores para a família e visitantes da casa.

10. “Amassar o pão”: entenda este comportamento (Pulo do Gato)
“Amassar o pão”, “tocar pianinho” ou “fazer massagem”, seja qual for o nome que você utiliza para esse comportamento, todos os gateiros sabem exatamente do que estou querendo tratar neste artigo.

11. Questões frequentes sobre esterilização (Esteriliza-me.org)
A esterilização não causa nenhum mal físico nem psicológico aos animais e deixa-os geralmente mais calmos. Longe de ser uma mutilação, a esterilização é a solução mais humana para o grave problema da superpopulação de animais de companhia que todos os dias sofrem nas ruas.

12. Esterilizamos porque os amamos (Bichanos do Porto)
Os gatos são animais que se reproduzem exponencialmente, daí que a importância do controlo da superpopulação destes seja um tema permanentemente em debate. A alternativa à esterilização de animais felinos silvestres é o abate, sendo este aplicado em larga escala nos canis municipais do nosso país.

13. Toxoplasmose na gravidez (Animais de Rua)
“Estou grávida e não sou imune à toxoplasmose. O meu médico aconselhou-me a livrar-me do meu gato.” – Infelizmente, esta frase é muitas vezes utilizada por muitas grávidas aconselhadas por profissionais de saúde mal informados, acabando por abandonar o seu gato.

14. A obesidade nos gatos (Gatos Mania)
A obesidade é uma doença muito comum. Estima-se que cerca de 20% dos gatos que vão ao veterinário são obesos e, geralmente, este não é o motivo da consulta, o que sugere que provavelmente esta percentagem seja maior.

15. Vómitos em gatos (Pulo do Gato)
Todo tutor de gatos já se deparou com uma surpresa não muito agradável – o vómito – em alguns lugares também não muito comuns. Esta é uma queixa bastante recorrente, especialmente na clínica de felinos. Na maioria das vezes há raros episódios, com intervalos de tempo espaçados e que normalmente não têm muito significado clínico quando não estão acompanhados de outros sintomas.

16. Cuidados dos gatos na velhice (Gatos Mania)
Os gatos, tal como os seres humanos, precisam de uns cuidados muito mais específicos ao chegar à velhice. Certamente que a primeira pergunta que te vem à cabeça é a lógica: a que idade têm que começar esses cuidados?

17. Procurar um gato desaparecido (Encontra-me.org)
Dada a sua natureza mais recatada, em princípio, os gatos não se afastarão muito mais do que um quilómetro. Por oposição aos casos de cães desaparecidos (em que a ajuda de terceiros é quase sempre essencial), o êxito na procura de gatos desaparecidos depende quase exclusivamente da insistência e “perícia” de quem os procura.

18. Porque miam os gatos? (Tudo Sobre Gatos)
Existem diversos motivos para os gatos miarem. Pode ser para pedir comida, mimos ou até mesmo porque estão irritados. Na verdade, os gatos mostram os seus sentimentos através da emissão de alguns sons, ou seja, o miado é considerado uma forma de comunicação.

19. Gato preto realmente dá azar? (Cachorro Gato)
Com certeza você já ouviu alguma pessoa supersticiosa dizer que o gato preto é sinal de azar. Mas, e você, acredita nisso? O que você pensa sobre esta história? É possível que um felino tão pequenino e tão carinhoso possa trazer qualquer tipo de má sorte? De onde será que vem essa história, antiga e leviana, de que os gatinhos pretos trazem azar?

20. Perguntas frequentes sobre gatos (Webanimal)
O mito dos gatos não poderem conviver com mulheres grávidas, a queda de pêlo ou os xixis no lugar certo, entre muitas outras questões importantes sobre os pequenos felinos.

Dia Mundial do Gato

Esperamos que esta lista de conteúdos lhe seja útil, e que tenha chegado ao fim desta página com o conhecimento ainda mais forte sobre um dos animais mais incríveis deste planeta.

Feliz dia mundial do gato!

*Atualização 01-10-2016: A matéria sobre porque miam os gatos (#18), originalmente da autoria da Associação Animais da Quinta, deixou de estar disponível e foi substituído por um artigo semelhante da autoria da Tudo Sobre Gatos.

*Atualização 02-06-2015: A matéria sobre as perguntas frequentes sobre gatos (#20), originalmente da autoria da Associação Zoófila Portuguesa (AZP), deixou de estar disponível e foi substituído por um artigo semelhante da autoria do Webanimal.

*Atualização 26-11-2014: A matéria sobre como cuidar das unhas dos gatos (#9), originalmente da autoria do Linkanimal, deixou de estar disponível e foi substituído por um artigo semelhante da autoria da Policlínica Veterinária de Cotia.

Tópicos: Gatos, Animais de Estimação, Artigos em Destaque