Raças de Gatos mais conhecidas

Embora semelhantes em termos de tamanho e de peso, ao contrário do que sucede entre as raças de cães, existem também diversas raças de gatos:

Persa

Gato persaAté meados do século XVI não se conhecia a existência de gatos de pêlo comprido na Europa. Os primeiros antepassados do Persa foram importados da Pérsia (actualmente Irão) para Itália no século XVII, por Pietro Della Valle. Mais tarde, Nicolas Fabri de Peiresec trouxe para França gatos da Turquia, provavelmente do tipo Angorá. Na primeira metade do século XIX, alguns gatos Persas cridos em Itália e introduzidos em França e Inglaterra foram cruzados com Persas de origem turca. Realizaram-se cruzamentos com gatos Angorá para o apuramento da pelagem. Além disso, realizou-se um trabalho sistemático para aumentar a gama de cores e padrões, do qual resultaram as actuais mais de 20 variedades.

É um gato tranquilo, calmo, sedentário e que se adapta perfeitamente á vida num apartamento. É sociável, pacífico, meigo e muito afectuoso, manifestando uma grande dedicação ao seu dono. Os seus miados são raros e discretos. A maturidade é atingida por volta dos 2 anos de idade, tem uma baixa prolificidade e parto difícil. Requer cuidados de higiene especiais, escovar e pentear são uma obrigação diária uma vez que o comprimento do pêlo favorece a rápida formação de nós. Os seus olhos, frequentemente lacrimejantes, devem ser limpos com regularidade.

É uma raça de tamanho médio a grande (peso 3,5 a 7 Kg), tipo brevilínio, de corpo maciço, membros curtos, pelagem muito cumprida, porte aristocrático e majestoso.

Maine Coon

gato maine coonÉ originário dos Estados Unidos (Estado de Maine). Terá nascido do cruzamento entre gatos Angorá trazidos do Médio Oriente por marinheiros, com gatos que vieram com os primeiros colonos, gatos russos e escandinavos e gatos de quinta americanos de pêlo curto.

É uma raça equilibrada e calma, com bastante força e sociável, embora seja dominante não é agressivo. É afectuoso e muito ligado aos donos. Brincalhão, desportista, grande caçador, tem necessidade de espaço. O crescimento dos gatinhos é lento e a maturidade só é alcançada por volta dos 3 a 4 anos. A sua manutenção é fácil, sendo necessário apenas uma boa escovagem semanal.

É uma raça de grandes dimensões (peso 4 a 10 Kg), mediolíneo, corpo muito musculoso, estrutura óssea sólida, aspecto forte e robusto, pêlo longo e rude.

Siamês

gato siamesNo início do século XIX, o naturalista alemão Pallas descreveu a existência de gatos brancos com extremidades escuras na Ásia Central. No Sião, este animal estava reservado à família real e era cuidadosamente guardado no palácio real. Em 1980 foram introduzidos nos Estados Unidos os primeiros Siameses.

A partir de 1920 o Siamês passou a ser alvo de uma enorme popularidade. A actual morfologia deste gato está bastante afastada da original, a qual era mais maciça e tinha formas mais redondas.

É dotado de um temperamento inconstante ou imprevisível, tem uma personalidade forte, podendo ser excessivo em tudo. Hipersensível e muito emotivo, este gato adora ter companhia, tem horror à solidão e não suporta a indiferença. Exclusivo, muito possessivo e afectuoso, pode mostrar-se ciumento. Sociável, gosta de brincar com as crianças mas nem sempre aprecia a companhia dos seus congéneres. Este gato é muito sensível ao frio, aprecia o conforto e como tal à vida num apartamento. No que refere aos cuidados da pelagem, estes animais apenas necessitam de uma a duas escovagens semanais.

É uma raça de tamanho médio (peso 2,5 a 5,5 Kg), longilíneo, tipo oriental, esbelto, elegante, flexível e bastante musculoso.

Azul da Rússia

gato azul da russiaÉ um gato vivo, desportista e brincalhão. Aprecia a calma e detesta o barulho e a agitação. Independente, prudente, de carácter autoritário, não tolera ser forçado.

Apesar de ser sociável é também reservado e não gosta de estranhos.

É sensível, afectuoso, bastante exclusivo, possui uma voz muito doce. Adapta-se bem à vida num apartamento, mas como é um bom caçador aprecia a existência de um jardim. A sua manutenção é bastante fácil, basta uma escovadela semanal.

É uma raça esbelta e elegante (peso 3 a 5,5 Kg), pelagem dupla e curta.

Bosques da Noruega

gato bosques da noruega

Este gato, muito seguro de si, caracteriza-se por uma grande estabilidade temperamental. Sociável, de carácter fácil, calmo mas também brincalhão. Rústico, robusto, desportivo, com uma flexibilidade surpreendente, é um trepador nato e um excelente caçador. A sua maturidade é alcançada entre os 4 e 5 anos.

Deve ser penteado e escovado com regularidade para evitar a formação de nós. Durante a muda, que é bastante significativa, deve ser escovado diariamente.

É uma raça de grandes dimensões (peso de 3 a 9 Kg), corpo alongado, estrutura sólida, pelagem dupla.

Ragdoll

gato ragdoll

Devido à sua calma, ao seu temperamento fácil e dócil, o convívio com este gato é muito agradável. Não suporta a agitação nem o barulho. É muito afectuoso, meigo, aprecia a companhia e detesta a solidão. Adapta-se perfeitamente à vida num apartamento, não é barulhento. Deve ser frequentemente penteado e escovado.

É uma raça grande (peso 4,5 a 9 Kg), sólida, musculoso e forte.

Sagrado da Birmânia

gato sagrado birmania

A meio caminho entre o Persa e o Siamês, este gato é calmo, equilibrado, não sendo nem passivo nem exuberante. Brincalhão, é um companheiro agradável para as crianças, mas aprecia também a paz e a tranquilidade. Meigo, afectuoso (nomeadamente os machos), por vezes um pouco possessivo, não suporta a indiferença e muito menos a solidão. No exterior mostra-se robusto, desportivo e um excelente caçador.

Requer uma escovagem diária durante a muda do pêlo, em período normal basta penteá-lo uma vez por semana.

É uma raça de tamanho médio (peso 4,5 a 8 Kg), tipo mediolineo, mas imponente e maciço, pêlo comprido.

Tópicos: Raças de Gatos, Gatos, Animais de Estimação, Artigos em Destaque