Lulu da Pomerânia ou Spitz Alemão Anão

O Lulu da Pomerânia ou, se preferirmos, o Spitz Alemão Anão, é um cão bastante conhecido devido ao seu reduzido tamanho. Contudo, não se deve julgar o cão pelo seu tamanho, pois o Lulu tem uma enorme personalidade.

Se você ainda não está familiarizado com esta raça, abaixo poderá ver todas as informações que necessita saber sobre a mesma, especialmente se estiver a pensar comprar este cão ou se, pelo contrário, já tem um lá em casa.

Origem da raça

Esta raça teve a sua génese na região da Pomerânia, uma área ocupada atualmente pela Polónia e Alemanha, daí ser conhecida como Lulu da Pomerânia.

Esta raça foi desenvolvida a partir de antigas raças Spitz, nomeadamente do Spitz alemão pequeno. Originalmente, estes cães eram maiores e trabalhavam e ajudavam os pastores de ovelhas. Diversas personalidades mundiais já tiveram este cão, desde Mozart até a Émile Zola.

Somente no século XIX é que o Lulu foi reconhecido como raça em Inglaterra, após a evolução registada nos Spitz alemães pequenos.

Em 1888, a Rainha Vitória começou a criar e a desenvolver estes cães, o que não só fomentou a sua propagação e popularidade no país, como também começou a ter efeitos no tamanho do cão, passando de pequeno para anão, tamanho que lhe é característico na atualidade.

Pese embora o seu tamanho reduzido, as capacidades e talentos naturais do cão, em termos de performance e agilidade, fizeram do mesmo um cão muito procurado para circos e, em simultâneo, uma raça popular em todo o mundo.

Temperamento

O Lulu da Pomerânia, normalmente, é um cão bastante extrovertido e inteligente. Além disso, sente-se muito bem junto de outras pessoas e animais, embora no caso dos últimos precise de ser controlado de modos a resfriar os seus ânimos. Isto acontece porque este cão não tem consciência do seu próprio tamanho.

Este cão está em constante alerta, pelo que pode ser também um ótimo cão de vigia e ladrar sempre que vir algo estranho. Porém, mais uma vez, o dono deverá treinar o cão adequadamente, de modos a parar mediante a sua voz de comando pois, caso contrário, o Lulu pode latir de forma contínua, o que é aborrecido tanto para si, como para os seus vizinhos.

Apesar do seu tamanho, o Lulu é um cão bastante corajoso e ativo e, além disso, adora brincar.

Precisamente devido ao seu tamanho, quando integrado numa família com crianças demasiado pequenas, é preciso que haja algum cuidado com o mesmo. Isto acontece porque muitas crianças são desajeitadas com os animais e o Lulu, apesar da sua tenacidade, é também frágil e suscetível a acidentes, devido a crianças que os deixam cair ou os pisam.

Por isso, é importante ensinar às crianças como abordar e tocar nos cães, especialmente no Lulu e permanecer atento à interação das mesmas com o seu cão, para prevenir potenciais acidentes. Caso as crianças já tenham alguma idade, normalmente não existe qualquer problema e existe uma ótima relação entre o Spitz Anão e as mesmas.

Quanto à relação com outros animais, como os gatos, o Lulu pode dar-se muito bem com eles, especialmente se for criado com a sua companhia. Porém, como demos a entender acima, é importante que proteja o Lulu de cães maiores pois, mesmo com um tamanho reduzido, esta raça não têm medo de desafiar cães várias vezes maiores que eles.

Neste sentido, como qualquer outro cão, é importante que o Lulu comece a socializar desde novo com outros animais e, naturalmente, com outras pessoas.

O treino do cão deve abranger esses aspetos, mas também deve-se acostumar o cão a outros locais, sons e experiências para que, quando já for adulto, esteja habituado e habilitado para conviver em qualquer lugar ou com qualquer situação.

De um modo geral, esta raça tem um temperamento dócil e uma natureza afetiva que agrada à maior parte das pessoas, que procuram um cão do género para a sua casa.

Características físicas

Lulu da Pomerânia ou Spitz Alemão Anão

Fotografia: Rob Hanson

O Lulu da Pomerânia é um cão bastante pequeno, razão pela qual é considerado um cão anão.

A sua cabeça tem o formato de uma cunha, em proporção com o seu corpo. O focinho é curto e fino, enquanto a cor do nariz varia consoante a cor do revestimento dos pelos. Os olhos são de tamanho médio e têm forma de amêndoa, ao passo que as orelhas são pequenas e eretas. A cauda é peluda e fica plana e reta sobre as costas.

O Lulu tem uma dupla camada de pelos, sendo que a camada exterior tem pelos longos, retos e duros, enquanto que os pelos da camada interna são suaves e mais curtos. O revestimento é mais comprido na área do pescoço e peito e pode ter várias cores e padrões, desde o azul, branco, creme, laranja, preto, vermelho, entre outras.

Em termos de peso e altura, não existem diferenças significativas entre géneros desta raça. Mesmo assim, vejamos a média registada no Lulu da Pomerânia quanto a esses aspetos.

Altura: No que concerne à média da altura registada nesta raça, a mesma fica entre os 18 e os 30 centímetros, portanto, uma altura bastante baixa, mas típica da raça.

Peso: Quanto ao peso, estes cães são extremamente leves e situam-se entre 1 a 3 quilos, podendo ser facilmente levados ao colo.

Saúde

Normalmente, o Lulu da Pomerânia é um cão bastante saudável, mesmo assim, como qualquer outra raça, está sujeito a problemas de saúde. Como veremos abaixo, existem alguns problemas de saúde que são associados com regularidade a esta raça, nomeadamente:

  • Alergias
  • Colapso da traqueia
  • Diabetes
  • Displasia da anca
  • Doença de Perthes
  • Epilepsia
  • Luxação na patela
  • Problemas dentários
  • Problemas nos olhos

Estes sãos os problemas mais recorrentes nesta raça, no entanto, não significa que o seu cão venha a sofrer de qualquer um dos problemas de saúde que veiculamos.

Antes de comprar o seu Lulu, é importante que veja com atenção todo o historial médico quer do cão que pretende, quer dos pais, para despistar quaisquer potenciais problemas.

Além disso, independentemente de identificar ou não qualquer sintoma, é importante que visite pontualmente um veterinário, para se certificar que o seu cão não tem qualquer problema.

Estes cães são bastante espirituosos e gostam de longas caminhadas, mas o dono deverá ter em atenção que são cães bastante pequenos e sensíveis ao calor, pelo que deve-se controlar a sua exposição, especialmente em dias muito quentes.

Quando bem cuidados, estes cães têm uma esperança média de vida que pode deambular entre os 12 e os 16 anos.

Cuidados e bem-estar

Lulu da Pomerânia ou Spitz Alemão Anão

Fotografia: G.Goodwin Jr. and Snark / via Wikimedia Commons

O Lulu da Pomerânia é um cão relativamente fácil de tratar, contudo, mesmo assim, é preciso ter em atenção alguns aspetos e ter determinados cuidados com esta raça, para se certificar que o seu cão é bem tratado e, naturalmente, se mantém saudável.

Alimentação

Uma boa alimentação é vital quer para o bem-estar, quer para a saúde do seu cão. Os cachorrinhos precisam de nutrição adequada para crescer, enquanto que os adultos precisam de ser controlados, para não ficarem com excesso de peso. De qualquer forma, é suficiente uma tigela de comida, duas vezes ao dia.

Espaço

O Lulu é um cão adequado para viver não só em residências, mas também em apartamentos. Eles são muito ativos dentro de casa e comportam-se relativamente bem num jardim ou quintal, mas tendo atenção para que não aqueçam demasiado quando expostos ao sol ou ao clima demasiado quente.

Exercício físico

Embora a brincadeira permita que faça algum exercício, especialmente quando existe um quintal ou jardim com cerca, o Lulu, tal como qualquer outra raça precisa de algum exercício físico diário, de forma a evitar quer problemas de saúde, quer problemas comportamentais. Por isso, uma caminhada quotidiana é recomendada para essa raça.

Higiene

O Spitz Alemão Anão tem um longo revestimento de pelos, o qual deve ser escovado com frequência. Felizmente, é uma tarefa relativamente fácil. É recorrente a queda de pelo neste cão, mas cai com mais força uma ou duas vezes por ano.

É importante que limpe os olhos e ouvidos do cão diariamente e, quando visitar o veterinário, faça uma verificação dos dentes. Pode lavar o cão com a regularidade que achar necessário, semanal ou mensal com um champô suave, próprio para cães.

Se tiver um odor muito característico entre lavagens, poderá inclusive usar um truque muito útil, que é aplicar pó de talco no pelo do cão, deixar assentar durante um pouco e, depois, escovar o pelo.

Treino

O Lulu é um cão relativamente fácil de treinar, especialmente se tiver alguns brinquedos e empregar alguns truques novos de forma pontual, para o cão não se aborrecer.

Ele adora aprender coisas novas e ser o centro das atenções, pelo que se lhe ensinar coisas novas e brincar assiduamente com ele, poderá criar uma ótima relação, ao mesmo tempo que estimula a mente e o corpo.

Todavia, como são muito ativos, eles têm um pouco de défice de atenção, pelo que deve manter as sessões de treino curtas e, se possível, com a atribuição de prémios mediante o comportamento positivo do Lulu nos mesmos.

Sumário

Se tem crianças (com alguma idade) em casa e está à procura de um cão, então o Lulu da Pomerânia poderá ser a escolha certa para si, desde que tenham atenção aos aspetos que supracitamos. Se for o caso, poderá usufruir de um cão brincalhão para alegrar a casa e, em simultâneo, de uma ótima companhia. Além disso, devido às suas características, é também uma das raças mais apropriadas para idosos.

Ficha da Raça: Lulu da Pomerânia

  • Outros nomes: Spitz Alemão Anão, Spitz Anão, Deutscher Spitz, Pomeranian, Zwergspitz
  • País de origem: Alemanha
  • Grupo: 5 — Spitz e Cães do Tipo Primitivo
  • Expetativa de vida: 12 a 16 anos
  • Porte: Pequeno
  • Temperamento: Dócil, extrovertido, desconfiado com estranhos
  • Necessidade de exercício diário: Média
  • Adequado para apartamento: Sim
  • Tendência para latir: Alta
  • Tendência para queda de pelo: Baixa / Média
  • Recomendado com crianças: Não com crianças pequenas
  • Recomendado com outros animais: Sim
  • Padrão / Estalão da raça: Padrão internacional em português (CBKC-FCI) / Versão americana em inglês (AKC)

Veja também:

Cães do mesmo grupo

As fotografias presentes nesta página não representam necessariamente o exemplo ideal da raça.