Samoieda

O Samoieda, ou Samoiedo, é o perfeito exemplo de um cão que apesar de ter características de um cão de trabalho, pode ser integrado facilmente numa família, pois precisa de companhia humana para estar feliz. Além disso, é uma raça bastante apreciada devido à sua beleza invulgar.

Se você ainda não conhece bem esta raça, abaixo poderá ver todas as informações que necessita, especialmente se estiver a ponderar adquirir este cão. Divertido e amigo do seu dono, o Samoieda pode ser o cão que você está à procura.

Conteúdos:

Origem da raça

Como já sugerimos acima, o Samoieda é um antigo cão de trabalho, cujas origens remontam à Sibéria, na Rússia. As pessoas com as quais esses cães viviam, às quais devem o seu nome, usavam os mesmos para puxarem os seus trenós, ajudarem a guiar as renas, bem como a proteger as propriedades.

Devido ao seu pelo, as pessoas muitas vezes dormiam com os Samoiedas para se manterem quentes, no Inverno.

A raça começou a internacionalizar-se quando Robert Scott, um explorador e antigo oficial da Marinha Real Britânica, levou cães desta raça para Inglaterra, em 1889. A partir daí, a raça desenvolveu-se e espalhou-se para outros países, sendo atualmente uma raça bastante conhecida a nível mundial.

Temperamento

Em termos de temperamento, o Samoieda é um cão relativamente fácil de lidar. Reúne um conjunto de características ideais para qualquer agregado familiar, pois é um cão gentil, dedicado, afável e bastante brincalhão não só com os elementos da família, mas também com outras pessoas.

Por isso, é um ótimo cão de companhia, mas nem tanto como cão de guarda, pois é demasiado amigável para intrusos — isso apesar do mesmo poder ladrar, alertando o dono da presença de estranhos no seu território.

O cão adapta-se bem à vida familiar, mesmo no caso da presença de crianças. Além disso, é bastante inteligente, pelo que responde bem ao treino, o qual deverá ser efetuado desde cedo, por diversas razões, como veremos mais abaixo.

É importante que, durante o seu treino, faça com que o cão perceba que o líder é você, de uma forma firme e consistente. Isto permite evitar alguns problemas no comportamento do Samoieda, como os latidos excessivos.

Esta raça está acostumada a trabalhar em equipa, pelo que adora companhia. Com uma boa liderança e um treino físico e mental apropriado, este cão pode ser muito bem-humorado, ativo e sociável.

Normalmente, não se colocam em apuros, embora possam enfrentar um adversário. Quanto a outros animais, o Samoieda pode lidar bem com eles, desde que sejam apresentados aos mesmos desde novos ou sejam treinados atempadamente para o efeito.

Todavia, é preciso ter especial cuidado com os animais pequenos, pois este cão tem um instinto natural pela caça. Mas, com um gato de família, por exemplo, pode ter uma ótima relação.

Lembre-se que um aspeto importante do treino do Samoieda é a socialização, um processo em que os cães aprendem a ser amigáveis para outros cães, bem como para outras pessoas.

Caso contrário, tal como qualquer outro cão, ele pode ser tímido, se não for exposto a outras pessoas, sons, locais e experiências, enquanto estiver a crescer.

O Samoieda tem uma relação próxima com o seu dono e tem tendência a fazer o mesmo que ele estiver a fazer. Por isso, é provável que o siga para as diferentes divisões da sua casa ou para o quintal. Não gostam de ser ignorados, pelo que apreciam a sua atenção e de “falar” consigo.

Todavia, se os encorajar, podem ladrar bastante, por isso, deve tentar moderar esse aspeto.

Em última análise, poderá constatar que o Samoieda, além de ser fácil de treinar e lidar com o mesmo, poderá ser um amigo e uma ótima companhia para alegrar a sua casa.

Características físicas

Raça Samoieda

Fotografia: EduardoVela / via Wikimedia Commons

Quanto às suas características físicas, o Samoieda tem um corpo musculoso e compacto.

A sua cabeça é larga. A cor do nariz pode ser preta ou castanha, enquanto que os lábios são também negros. Os olhos são escuros e profundos, com um formato de amêndoa. As orelhas triangulares e firmes são ligeiramente arredondadas nas pontas. A cauda, por sua vez, é relativamente longa, envolta em pelos e voltada para as costas. As pernas são fortes e musculadas, enquanto as patas são planas e cobertas com pelos.

O seu revestimento de pelos tem duas camadas, sendo que a camada interior é suave e curta, ao passo que na camada exterior os pelos são mais espessos, longos e lisos. O revestimento de pelos é mais farto no macho do que na fêmea.

Em torno do pescoço e dos ombros podemos verificar uma espécie de juba. No que concerne à cor do pelo, normalmente é branco, creme ou ligeiramente amarelado.

Em termos de altura e peso, existem variações pouco significativas nos Samoieda, mas vejamos com mais atenção.

Altura: Em termos de altura, esta raça não difere muito entre géneros. Assim sendo, o Samoieda macho tem uma altura situada entre os 54 a 60 centímetros, enquanto que a fêmea situa-se entre os 50 a 56 centímetros.

Peso: Quanto ao peso, o macho tem normalmente um peso que fica entre os 20 a 32,5 quilos, ao passo que a fêmea fica-se pelos 17 a 25 quilos, não atingindo assim tanto peso como o macho.

Saúde

Em termos de saúde, o Samoieda, normalmente, é um cão bastante saudável, contudo, tal como qualquer outra raça, está sujeito a potenciais doenças. Vejamos abaixo os problemas de saúde que são mais associados a esta raça:

Para evitar que o seu Samoieda possa vir a sofrer destes problemas, antes de o adquirir, veja o histórico médico dos pais, para evitar quaisquer causas hereditárias.

Além disso, ao longo da sua vida, deverá ter alguns cuidados com a sua alimentação e forma física, não esquecendo, claro, as visitas com regularidade ao veterinário, para se certificar que o seu cão permanece saudável.

Devido à sua herança, o Samoieda está preparado para climas frios, pelo que gosta de brincar no quintal, mesmo com frio e neve.

Todavia, como tem um revestimento espesso de pelos, ele pode ser um pouco sensível ao calor, pelo que você, enquanto dono, deverá ter alguns cuidados com o cão nestas alturas, impedindo-o de fazer demasiado exercício, em alturas de extremo calor.

Nestas situações, deve manter o cão dentro de casa, onde tem ar condicionado e o ar está mais fresco.

O Samoieda, quando bem cuidado, tem uma esperança média de vida que se situa entre os 12 e os 15 anos.

Cuidados e bem-estar

Raça Samoieda

Fotografia: Jimmy Baikovicius

Se você tem algumas dúvidas relacionadas com a melhor forma de cuidar do Samoieda, abaixo poderá ver algumas dicas que lhe poderão ajudar a cuidar adequadamente do seu cão e a evitar erros comuns.

Alimentação

Para o Samoieda, é recomendado uma alimentação com ração de boa qualidade, duas vezes ao dia. Normalmente, 1,5 a 2,5 tigelas de ração seca são suficientes.

A quantidade de alimentos a fornecer ao cão pode variar um pouco dependendo do seu tamanho, idade, a sua constituição, metabolismo, entre outros fatores. Por exemplo, um cão ativo irá precisar de mais alimentos, que um cão mais sedentário, pois irá gastar mais energia.

O que faz realmente diferença neste âmbito é a qualidade dos alimentos, pois uma boa alimentação é essencial para o desenvolvimento do seu cão.

Espaço

Um cão ativo desta raça não é compatível com a vida num apartamento. O ideal para um Samoieda é uma residência com um grande jardim ou quintal. Como o Samoieda é um cão de trabalho, ele naturalmente precisa de espaço para correr e brincar.

Exercício físico

O Samoieda, como veiculamos acima, precisa de espaço precisamente para caminhar e correr, por isso, precisa de ser estimulado diariamente nesse sentido até porque, quando este cão fica aborrecido, pode fazer começar a fazer alguns danos, como fazer covas, roer alguns objetos, enfim, traquinices que podem ser evitadas com um treino e atividade física adequada e diária.

Quando sair de casa com o seu Samoieda, é conveniente que o mesmo tenha uma trela, pois é difícil para ele não acompanhar outros cães que vir a correr.

Higiene

Como pode constatar, o Samoieda é um regalo para os olhos, contudo, o seu belo pelo pode ser um desafio para escovar. O dono de um cão desta raça deve ser paciente em escovar o cão, de forma a que o pelo não fique emaranhado.

Além disso, quando chega à altura da queda de pelo, a quantidade de pelos brancos pela casa e pela sua roupa pode ser imensa. Mas, mesmo assim, quando devidamente escovado, o Samoieda é um cão muito bonito e um orgulho para o seu dono.

Quanto à sua lavagem, deverá lavar o seu cão pelo menos uma vez por mês ou mês e meio.

Treino

Quanto ao treino, como já referimos, é importante que o Samoieda aprenda a socializar desde cedo. Felizmente, este cão é inteligente e aprende rapidamente, mas naturalmente o dono tem de ter uma boa abordagem. Como este cão se aborrece também de forma célere, é conveniente que o dono varie os exercícios, quer para a agilidade, quer para potenciar a inteligência do cão.

Sumário

O Samoieda tem uma ótima reputação, por isso, se procura um cão inteligente e amigável para a sua família, ele poderá ser a escolha perfeita para si. Esta raça precisa de estar com pessoas e pode mesmo ter uma relação mais próxima com um dos elementos da família. É precisamente nesse ambientar familiar e de afeto que essa raça se sente feliz.

Ficha da Raça: Samoieda

  • Outros nomes: Samoiedskaïa Sabaka
  • País de origem: Rússia / Sibéria
  • Grupo: 5 — Spitz e Cães do Tipo Primitivo
  • Expetativa de vida: 12 a 15 anos
  • Porte: Médio
  • Temperamento: Dócil e amigável
  • Necessidade de exercício diário: Média / Alta
  • Adequado para apartamento: Não, mas é possível oferecer-lhe boa qualidade de vida num apartamento caso os passeios e exercícios no exterior sejam assegurados diariamente.
  • Tendência para latir: Média
  • Tendência para queda de pelo: Média / Alta
  • Recomendado com crianças: Sim
  • Recomendado com outros animais: Sim, mas cuidado com animais pequenos, como exóticos / roedores.
  • Padrão / Estalão da raça: Padrão internacional em português (CBKC-FCI) / Versão americana em inglês (AKC)

Veja também:

Cães do mesmo grupo

As fotografias presentes nesta página não representam necessariamente o exemplo ideal da raça.