As aranhas e os escorpiões pertencem à classe dos aracnídeos e são animais invertebrados. Estes animais possuem quatro pares de patas e um par de apêndices modificados. As aranhas são capazes de criar grandes e complexas teias, produzindo fios extremamente finos de seda que se interligam e capturam insetos, que por sua vez ficam presos na textura impregnante da seda e servem de alimento ás aranhas. Os escorpiões são animais de hábitos noturnos, com as duas patas frontais grandes em forma de pinça e uma cauda dotada de um agulhão, que injeta veneno nas presas.

Apesar das aranhas e escorpiões serem animais selvagens, existem algumas espécies de tarântulas (aranhas caranguejeiras) e escorpiões mantidas como animais de estimação.

De seguida encontrará os artigos mais recentes que publicamos sobre aranhas e escorpiões. Adicionalmente, selecionamos algumas matérias que merecem particular atenção.

Tarântulas de Estimação: Cuidados Básicos
É cada vez mais comum ter tarântulas como animal de estimação. Neste artigo encontra informação sobre terrários, alimentação, manuseamento e outros cuidados.
Escorpiões de Estimação: Cuidados Básicos
Os escorpiões são um dos mais recentes animais de estimação exóticos mantidos em casa. Conheça os cuidados básicos para proporcionar o melhor ao seu animal.
Tarântulas Poecilotherias: Cuidados Básicos
Conheça as tarântulas do género Poecilotheria e os cuidados básicos na manutenção em casa, bem como as precauções especiais a ter com estas tarântulas.
Fotos: Acasalamento de Tarântula Pterinochilus murinus
Veja uma foto-reportagem do acasalamento da tarântula Pterinochilus murinus e leia um pequeno care sheet sobre a manutenção desta espécie em casa.

Artigos Recentes em Aranhas e Escorpiões