Quokka: O Animal Mais Feliz do Mundo

Chama-se quokka, é dono de um sorriso irresistível e até há bem pouco tempo, poucas pessoas fora do continente australiano sabiam da sua existência.

O quokka (Setonix brachyurus) é um marsupial australiano, do tamanho de um gato doméstico. Tal como outros marsupiais é herbívoro e noturno, embora tenha a habilidade de escalar árvores e arbustos, ao contrário dos cangurus.

Só pode ser encontrado em algumas pequenas ilhas junto à costa ocidental australiana, mais concretamente na Ilha Rottnest e na Ilha Bald.

Tem a particularidade de ser incrivelmente fotogénico e simpático. Tem sempre um belo sorriso estampado na face, até quando está a dormir, daí ser apelidado de animal mais feliz do mundo. Toda a gente quer tirar uma foto com um quokka — e a verdade é que as fotografias nos deixam mais felizes!

Apesar de ser amigável, inofensivo e não ter qualquer receio em andar pelo meio das pessoas, o quokka não deve ser mexido, pegado nem alimentado. É um animal com estatuto de conservação vulnerável, segundo a IUCN e não existem mais do que 14 mil indivíduos na natureza, 12 mil dos quais em Rottnest.

Rottnest deve o seu nome precisamente aos quokkas: significa “ninho de ratos”, nome dado por um capitão holandês quando na década de 1700 observou estes animais e os descreveu como “um tipo de rato tão grande como um gato”. Na época seriam bem numerosos, na ordem das dezenas de milhares.

Fotos

O animal mais feliz do mundo

Fotografia: imgur

O animal mais feliz do mundo

Fotografia: cutestuff.co

O animal mais feliz do mundo

Fotografia: blogger.com

O animal mais feliz do mundo

Fotografia: neatorama.com

Vídeo

Tópicos: Fotos de Animais Selvagens, Mamíferos, Animais Selvagens, Fotografia Animal