Baleia-Jubarte Bebé Toda Branca Fotografada

Uma rara baleia jubarte branca foi fotografada

Fotografia: AFP

Uma raríssima baleia-jubarte branca foi vista e fotografada perto da Grande Barreira do Coral, na Austrália.

Com poucas semanas de idade, a baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) foi avistada por um morador local. O morador disse: “Não podia acreditar nos meus olhos, simplesmente peguei na câmara. Então esta bebé branca aproximou-se do meu barco, como se estive curiosa acerca do que nós éramos”.

As baleias brancas são bastante raras, estimando-se que existam apenas 10 a 15 baleias brancas, num total de 10 mil a 15 mil baleias que vivem nas zonas costeiras do este australiano. Além desse escasso número, é ainda mais raro quando as baleias brancas são totalmente brancas, como o caso desta bebé fotografada.

As baleias-jubartes são animais de grandes dimensões, podendo atingir os 19 metros de comprimento e pesar à volta de 36 toneladas. São conhecidas pelas suas longas migrações, chegando a percorrer 25 mil quilómetros por ano.

Tal como outras espécies de baleias, a baleia-jubarte é alvo da caça à baleia, tendo a sua população decrescido cerca de 90% até que, em 1966, uma moratória foi introduzida para as proteger. Apesar do número ter aumentado desde então, continuam a ser registados vários acidentes com redes pesqueiras, colisões com barcos e poluição sonora. Atualmente, existem cerca de 80 mil baleias-jubarte em todo o mundo.

Mais informação (em inglês): Very rare white humpback whale spotted in Australia – BBC

Tópicos: Mamíferos Aquáticos, Fotos de Animais Selvagens, Mamíferos, Animais Selvagens, Fotografia Animal