Entenda a Cecotrofia nos Coelhos

Cecotrofia nos coelhos

Fotografia: Wikimedia Commons

Caso veja o seu coelho a comer directamente do ânus, não se assuste… é super natural. Esse comportamento chama-se cecotrofia.

A cecotrofia é o acto ingestão de fezes duras (cecotrofos) simultaneamente à expulsão das mesmas. Estes consistem nas primeiras fezes do animal após a ingestão de alimentos, sendo que estes começam por ser ingeridos e passam para o estômago.

Aqui são mal misturados (porque têm movimentos musculares lentos e fracos) com o suco gástrico. Depois passam para o intestino delgado, em que o pH quase neutro não permite uma digestão grande dos kilo. No intestino grosso, as partículas maiores seguem no intestino, formando fezes duras, as pequenas voltam para o ceco, onde vai sofrer um aumento do teor de água.

As fezes duras, ao serem excretadas, voltam a ser ingeridas, passando por todo o processo digestivo, desta feita, com um maior índice de digestabilidade doa alimentos, o que permite um maior aproveitamento do valor nutritivo dos alimentos.

Este sistema de defesa, tão inteligente, desenvolvido pelos lagomorfos (coelhos e lebres) é uma das razões porque eles têm um alto índice de população… são muito resistentes. No entanto, esta atitude é muito estranha para os donos.

Este artigo foi publicado na Revista nº6 do Mundo dos Animais, em Abril de 2008, com o título “Cecotrofia nos Coelhos”.

Tópicos: Saúde Animal, Animais Exóticos, Mamíferos, Animais de Estimação