Pode-se dar Chocolate às Ratazanas?

O chocolate e as ratazanas

Fotografia: Carlos Gandra

Apesar de o chocolate ser tóxico para a maioria dos animais, como no caso de cães e gatos, essencialmente devido à teobromina, nas ratazanas não funciona do mesmo modo.

Para entender este artigo deve ter em conta que os diferentes tipos de chocolate possuem diferentes quantidades de teobromina. O chocolate branco possui uma quantidade muito reduzida, sendo por isso o menos perigoso para os animais (embora não seja nada saudável administrá-lo), sendo o mais tóxico de todos o chocolate negro, usado em culinária.

Para as ratazanas, a tolerância ao chocolate é grande, a sua capacidade de processamento da substancia tóxica é três vezes superior à dos cães. Logo, uma ratazana de meio quilo de peso precisaria de comer 100g de chocolate para que este se tornasse de algum modo perigoso.

Mas nem todas as características do chocolate são nefastas, pois se por um lado uma grande quantidade de chocolate poder-se-à tornar tóxica e se a quantidade de açúcar e gordura torna o chocolate num alimento pouco saudável, pode ao mesmo tempo (em pequenas quantidades) ser benéfico.

O chocolate também possui uma substância chamada aminofilina, que é um broncodilatador, logo, uma pequena quantidade de chocolate (que também contém estimulantes como a teobromina e a cafeína) pode ajudar a ratazana a respirar durante uma crise.

Devemos ter em atenção que o efeito do chocolate pode mascarar alguns sintomas de doença, por isso, caso decida dar um pouco de chocolate à sua ratazana, faça-o com precaução.

Mais informação (em inglês): Chocolate and Rats – Rat & Mouse Gazette

Tópicos: Roedores, Animais Exóticos, Mamíferos, Animais de Estimação, Artigos em Destaque