Dia Internacional da Ratazana Doméstica

Ratazanas domésticas

Fotografia original: Johanna Herbst

Hoje, dia 4 de Abril, celebramos o Dia Internacional da Ratazana Doméstica (World Rat Day).

A ratazana doméstica (forma domesticada da ratazana castanha, pertencente à espécie Rattus norvegicus) é um animal de estimação exótico maravilhoso.

São muito inteligentes e, ao contrário de outros roedores, criam verdadeiros laços de amizade com o dono. Adoram brincar e ser acariciados, podendo mesmo ser treinados a realizar truques. São animais limpos, que se lavam como gatos e que podem ser ensinados a fazer as necessidades em sítio próprio.

É exactamente por estas características que a ratazana é tão utilizada em pesquisas de laboratório, tendo sido eleita pelo Discovery Channel como o décimo animal mais inteligente, por ser capaz de contornar desafios montados por cientistas.

Um animal de estimação “de bolso” tem imensas vantagens. Uma delas é a sua fácil manutenção. Não precisam de ser passeados, não fazem barulho, não precisam de vacinas e são facilmente transportáveis. São ideais para quem viaja com frequência, mas não quer dispensar a companhia de um animal.

No entanto, como qualquer outro animal de estimação, uma ratazana doméstica é uma responsabilidade.

É preciso ter em conta, antes de mais, que a ratazana doméstica é um animal social. Manter uma ratazana sozinha pode causar neuroses e problemas de comportamento. Duas ratazanas dão praticamente tanto trabalho como uma e é muito mais recompensador. Ter um companheiro da mesma espécie vai tornar o animal mais activo e feliz.

O ideal é ter sempre duas do mesmo sexo, vivendo juntas numa gaiola espaçosa. Essa gaiola vai precisar de ser limpa semanalmente, assim como os vários acessórios como cordas, tubos, camas suspensas, bebedouros… Um gaiola com brinquedos é essencial para que a ratazana se sinta desafiada, pois os brinquedos estimula-na física e mentalmente.

As ratazanas comem de tudo, mas uma certos alimentos terão consequências na sua saúde. A alimentação mais completa e adequada às suas necessidades nutricionais são os chamados rat lab blocks, granulados extrusionados. Devem ser sempre acompanhados por fruta e legumes frescos.

Eventualmente, a ratazana pode precisar de cuidados veterinários. No geral são animais baratos de adquirir e fáceis de cuidar, mas como qualquer outro podem necessitar de manutenção mais dispendiosa e atenção extra, se surgirem complicações.

Qualquer animal de estimação é um compromisso que se assume. Enquanto donos, assumimos o compromisso de cuidar de um ser vivo até ao último dos seus dias. Uma ratazana doméstica não é diferente. O melhor que se tem a fazer é pesquisar bastante sobre o animal e os cuidados que requer, para perceber se é adequado à sua personalidade e ao seu estilo de vida.

Para fazer face à necessidade de informação em português sobre a ratazana nasceu, no dia 4 de Abril de 2009, o blog informativo «Fancy Rats – a ratazana doméstica como animal de estimação». Mais tarde surgiu o desejo de reunir a pequena comunidade de amantes da ratazana doméstica, espalhados pelos vários pontos de Portugal. Surge então o fórum Ratz e, consequentemente, a sua página de facebook.

Tópicos: Roedores, Animais Exóticos, Mamíferos, Animais de Estimação, Artigos em Destaque