Leoas de Juba? Sim, Existem e Temos a Explicação

A presença de jubas em leoas é rara, mas existe em África

Foto: Deon De Villiers

Parecem leões e são identificadas como leões – mas são leoas. É o caso da leoa de juba africana, que ostenta uma luxuosa juba capaz até de enganar os próprios leões.

Apesar de ser raro, têm sido avistadas com alguma regularidade leoas com jubas, no Delta de Okavango, Botswana, onde se suspeita que a população de leões aí existente carregue consigo uma predisposição genética para o fenómeno.

Lucas Hunter, presidente do grupo conservacionista de grandes felinos Panthera, explicou à National Geographic News Watch que existem duas hipóteses em cima da mesa para explicar a presença da juba em fêmeas. Em primeiro lugar, o esperma (que determina o sexo dos fetos na maioria dos mamíferos) pode ser aberrante, dando origem a uma fêmea com algumas características masculinas. Em segundo lugar, e talvez mais provável, o problema pode ocorrer durante a gestação, se o feto for exposto a altos níveis de hormonas androgénicas, como a testosterona, que são hormonas masculinas.

Se a mãe leoa tiver níveis anormalmente altos de androgéneos durante a gravidez, a sua filhota pode acabar por nascer “masculinizada” – uma situação que também ocorre em seres humanos, mas cuja presença na vida selvagem é bastante rara.

Seja qual for o caso, estas leoas de juba são provavelmente inférteis, embora perfeitamente capazes de sobreviver na natureza. De facto, as suas jubas podem fazê-las parecer machos aos olhos dos outros animais, o que lhe permite defender as suas presas das hienas e até atacar outros leões que invadam o território. No caso da leoa de juba que se encontra na fotografia acima, ela parece ser tratada mesmo como uma fêmea pelo resto do grupo.

“Seria muito interessante saber se ela por vezes se comporta como um macho” disse Lucas Hunter. “Existem duas leoas no Serengeti que, apesar de não terem jubas, são do tamanho dos machos e desafiam / atacam leões forasteiros que ameacem o território, tal e qual fazem os machos” acrescentou.

Via National Geographic News Watch

Tópicos: Felinos Selvagens, Mamíferos, Animais Selvagens