Os mamíferos aquáticos, ou mamíferos marinhos, incluem os animais mamíferos adaptados a um estilo de vida semi-aquático, como as lontras e as focas, ou a uma vida inteiramente aquática, como acontece com os cetáceos (baleias e golfinhos). Os cetáceos são animais socialmente conscientes, que vivem em família e possuem comportamentos tão complexos como, por exemplo, ensinar, cooperar, planear e até chorar.

Apesar de estarem adaptados à água, os mamíferos marinhos levaram consigo muitas características da sua evolução em terra firme. Por exemplo as baleias não respiram dentro de água como os peixes, necessitando de vir à superfície para obter oxigénio. Tal como os mamíferos terrestres, estes animais dão à luz filhotes vivos. O ornitorrinco constitui, entre os mamíferos aquáticos / semi-aquáticos, a única exceção, uma vez que põe ovos.

De seguida encontrará os artigos mais recentes que publicamos sobre mamíferos aquáticos. Adicionalmente, selecionamos algumas matérias que merecem particular atenção.

15 Factos Sobre Baleias Que Não Conhecia
Sabia que a língua da baleia azul pesa tanto como um elefante? Descubra mais factos e curiosidades sobre as baleias neste artigo.
Fotografias Deslumbrantes de Baleias Que Não Deixam Ninguém Indiferente
Conheça o fantástico trabalho de Bryant Austin, que nos mostra as baleias a uma proximidade sem paralelo, fruto da confiança que conquista junto dos animais.
Ornitorrinco, Tão Estranho Quanto Fantástico
O ornitorrinco é provavelmente o mamífero menos parecido com um mamífero que existe. Saiba mais sobre o ornitorrinco com curiosidades e fotografias.

Artigos Recentes em Mamíferos Aquáticos