Os marsupiais são um grupo de animais mamíferos que dão à luz os filhotes ainda no estado de embrião, ao contrário de outros mamíferos que dão à luz as crias totalmente desenvolvidas.

Uma vez que os embriões ainda não têm capacidade para se locomoverem ou sobreviverem no exterior, eles permanecem junto à mãe numa espécie de bolsa, chamada marsúpio, que se situa no abdómen de todas as fêmeas marsupiais. Dentro do marsúpio, os embriões agarram-se a um dos mamilos para a sucção do leite materno e ali ficam até terem tamanho e desenvolvimento suficientes para sair da bolsa. Por vezes os filhotes ficam no marsúpio até um ano, mesmo depois de já se terem desprendido do mamilo da mãe. É por esse motivo que podemos observar, por exemplo nos cangurus, os filhotes a saírem e entrarem nas bolsas das mães.

Para além dos cangurus, também os koalas, gambás ou diabos-da-tasmânia são mamíferos marsupiais.

De seguida encontrará os artigos mais recentes que publicamos sobre mamíferos marsupiais. Adicionalmente, selecionamos algumas matérias que merecem particular atenção.

Koalas em Perigo: Podes Salvá-los Austrália?
Os koalas estão a ser empurrados para habitats cada vez mais pequenos e onde enfrentam novos perigos: ataques de cães, atropelamentos, doenças e outros.
Tigre-da-Tasmânia Estava Inocente
Perseguidos até à extinção pela morte das ovelhas, não tinham sequer força para matar uma ovelha adulta e só se alimentavam de pequenos mamíferos.

Artigos Recentes em Marsupiais