Os morcegos, que incluem as raposas-voadoras, são os únicos mamíferos capazes de voar e dormem numa posição peculiar, de cabeça para baixo. Conseguem "ver" as suas presas em ambiente de absoluta escuridão, devido à capacidade da eco-localização: emitem ondas ultrassónicas pelas narinas ou pela boca (dependendo da espécie) e quando essas ondas atingem obstáculos no caminho, regressam ao morcego na forma de eco. Consoante o tempo que o eco demora a regressar, a direção de onde vem e as direções de onde não regressou, os morcegos conseguem criar uma espécie de mapa visual de tudo o que os rodeia. Esta capacidade é tão apurada que, através dos ecos, eles conseguem perceber as distâncias, as formas e até as velocidades relativas entre eles, o que lhes permite apanhar insetos em pleno voo sem utilizar a visão.

O facto de os morcegos serem criaturas noturnas e algumas espécies serem vampiras, deu asas à imaginação de escritores e fantasistas que lhes atribuíram poderes sobrenaturais e os associaram aos contos de vampiros, à feitiçaria e à magia negra. Infelizmente esta reputação não ajuda o morcego, que necessita dos nossos esforços de conservação para não se extinguir.

De seguida encontrará os artigos mais recentes que publicamos sobre morcegos. Adicionalmente, selecionamos algumas matérias que merecem particular atenção.

Introdução aos Morcegos
Conheça um pouco melhor os morcegos, os únicos mamíferos voadores do mundo. Saiba como utilizam a ecolocação e outras informações interessantes.
Morcegos da Fruta Egípcios: Cuidados e Manutenção
Saiba tudo sobre os morcegos da fruta egípcios e a sua manutenção em cativeiro, o alojamento, a dieta mais apropriada, cuidados de saúde, entre outros.
Entrevista a Ana Rainho, Organização Ano do Morcego
Ecologia e conservação dos morcegos são áreas que cativam Ana Rainho e que a levaram a fazer parte da organização do Ano do Morcego. A investigadora em entrevista.
A Maior Colónia de Morcegos do Mundo
Imagine 20 milhões de morcegos a cobrir os céus sobre a sua cabeça. Todas as noites. Saiba mais sobre a maior concentração de mamíferos do mundo.
Fotos: Raros Morcegos Africanos
As florestas de Moçambique e Malawi abrigam uma grande diversidade de morcegos, agora documentadas através de 245 morcegos de 27 espécies distintas.

Artigos Recentes em Morcegos