Orca Branca Observada Pela Primeira Vez

Um grupo de cientistas russos fez a primeira observação de sempre de uma orca branca adulta. A observação ocorreu na costa de Kamchatka, no leste da Rússia. A orca aparentou estar perfeitamente saudável e com um estilo de vida normal.

Ocasionalmente têm sido fotografadas baleias brancas, mas no que diz respeito a orcas, as únicas já registadas eram jovens, incluindo uma com um raro problema genético que acabou por falecer num aquário canadiano em 1972.

Esta orca branca, que recebeu a alcunha de Iceberg, tem uma barbatana dorsal com dois metros de altura, o que demonstra tratar-se de uma orca adulta com pelo menos 16 anos de idade. As orcas podem atingir 50 ou 60 anos de vida.

“A Iceberg aparenta ser totalmente socializada; nós sabemos que estas orcas ficam junto ás mães para toda a vida e, tanto quanto pudemos observar, ela estava logo atrás da mãe e presumivelmente ao lado dos seus irmãos.” disse Erich Hoyt, um dos cientistas que se encontrava na expedição quando a orca branca foi observada.

O que causou a falta de pigmentação nesta orca não é conhecido.

Mais informação (em inglês): White killer whale adult spotted for first time in wild – BBC

Tópicos: Mamíferos Aquáticos, Vídeos de Animais Selvagens, Vídeos de Animais, Mamíferos