Os primatas são um grupo de animais mamíferos que incluem macacos, chimpanzés, gorilas, orangotangos, gibões e seres humanos, bem como outros animais com aspeto menos hominidio, casos dos lémures, társios e lóris. As características que mais distinguem os primatas são os cérebros relativamente grandes, a adaptação para trepar árvores, uma visão mais apurada (e no inverso um olfato menos desenvolvido) e a existência de um polegar opositor e/ou cauda preênsil em várias espécies.

Os primatas estão entre os animais mais sociais do planeta, formando casais, grupos familiares e até associações com espécies diferentes de primatas. Nestas associações, diferentes primatas chegam a coordenar o alarme e o comportamento a adotar caso um dos elementos aviste um predador nas redondezas. Os primatas têm avançadas capacidades cognitivas e são capazes de produzir ferramentas com materiais que encontram na selva, memorizar ou resolver problemas.

De seguida encontrará os artigos mais recentes que publicamos sobre mamíferos primatas. Adicionalmente, selecionamos algumas matérias que merecem particular atenção.

Salvar os Gorilas, um Gorila de Cada Vez
Conheça o fantástico trabalho dos Gorilla Doctors, uma equipa de veterinários que se dedica a salvar gorilas da extinção: um gorila de cada vez. Com fotos.
Lémures de Cauda Anelada: Curiosidades
Conheça algumas curiosidades rápidas sobre os lémures de cauda anelada.

Artigos Recentes em Primatas