Aquários da bacia do Amazonas

Pretendo dar a conhecer, muito superficialmente, algumas espécies de fauna e flora que se podem colocar e manter, em qualquer aquário nas nossas casas. Transformando qualquer divisão num espaço mágico.
Procurarei utilizar termos fáceis e “curtos” para que qualquer amigo possa compreender e optar por realizar uma montagem de um destes aquas em sua casa (se quiser claro!), ou apenas para vos dar a conhecer algo mais sobre estes pequenos mundos aquáticos.

Não falarei das condições necessárias de montagem e manutenção (a fundo), no entanto poderei tentar elucidar (no que souber), todos aqueles que possuam ou queiram montar aquas destes géneros, se me solicitarem.

Um aqua biótipo, não é mais do que uma tentativa de recriar o melhor possível, dentro de um aquário, as condições de um habitat de uma determinada zona (fauna e flora).

O AQUÁRIO AMAZÓNICO (floresta tropical), é um dos exemplos de biótopos mais recriados pelos aquariófilistas semi-profissionais e profissionais. Não só por se conseguirem juntar muitas espécies de lindos peixes diferentes da bacia do rio amazonas na América do Sul, como também várias espécies de bonitas plantas aquáticas.

Contudo, e apesar de algumas plantas que vou sugerir, não serem originárias desta zona, acabarei por também as colocar (como sugestão) devido à sua beleza e facilidade de manutenção. Mas a adulteração deste “biótopo” ficará apenas ligada a algumas plantas e não aos peixes. Mais uma vez, poderei sugerir plantas originárias dessa zona, aos mais interessados.

Este aqua amazónico (100 litros mínimo), deve ser mantido a uma temperatura entre os 26-32ºC.
A água deve ser de baixa-média dureza. Dureza total (Gh) e dos carbonatos (Kh)
O Ph deve ser ligeiramente ácido 6.2-6.8
São aconselhadas (dependendo do tamanho do aqua), mudanças parciais da água quinzenais.

Flora

São convenientes zonas densamente plantadas mas um pouco afastadas entre elas, isto permitirá aos peixes esconderem-se quando se sentem ameaçados, e a marcação de territórios ás espécies territoriais.

Eis algumas sugestões:

Fauna

A opção recai em algumas espécies comunitárias que possuem beleza e/ou papeis importantes no aquário:

Discus (Symphysodon sp.), são ciclídeos que se encontram à venda numa enorme variedade de cores e padrões e são extremamente sociáveis.

Néons (Paracheirodon innesi), são tetras caracideos e bastante populares em todo o mundo, adoram viver em cardumes de mais de 10 indivíduos, tornando a sua visualização muito bonita.

Cabeça de sangue (Hemigrammus rhodostomus), também caracideos extremamente bonitos e tal como os néon devem estar em cardumes de vários indivíduos.

Ramirezi (Mikrogeophagus ramirezi), um ciclídeo anão de cores espectaculares, sem dúvida uma excelente mais valia para um aquário.

As corydoras (corydoras), extremamente fáceis de encontrar existindo em várias tonalidades. Têm uma função crucial no aquário uma vez que são elas que vão ajudar na limpeza dos restos de comida que se vão depositar no fundo. Umas trabalhadoras natas. Estas são albinas.

Limpa-vidros (Otocinclus arnoldi), um peixe-gato fundamental no aquário uma vez que se alimenta de algas. É um trabalhador incansável e uma ajuda preciosa para qualquer aquáriofilista.

Estas sugestões não passam disso mesmo. É obvio que qualquer pessoa mediante o gosto pessoal (e possibilidade), acaba por construir um aqua amazónico à sua imagem. E a intenção é essa!

Exemplos

Eis três exemplos de aquários amazónicos já em pleno funcionamento:

Fantásticos, não são?
Espero que gostem destas sugestões de “biótopo” da bacia do rio Amazonas

Tópicos: Aquariofilia e Peixes Ornamentais, Peixes, Animais Exóticos, Animais de Estimação, Artigos em Destaque