Os tubarões são animais icónicos que se distribuem em cerca de 470 espécies por todo o mundo, variando na sua forma e tamanho - desde o tubarão-lanterna com apenas 17 centímetros de comprimento, até ao maior peixe do mundo, o tubarão-baleia com mais de 12 metros. O esqueleto dos tubarões é constituído por cartilagem (como as nossas orelhas) e os seus corpos são, na maioria das espécies, hidrodinâmicos. Além do tubarão-baleia, alguns dos mais famosos tubarões existentes incluem o grande tubarão branco, o tubarão tigre, o tubarão azul, o tubarão martelo e o tubarão anequim (também chamado tubarão-mako).

Apesar dos tubarões terem sido apelidados pelas produções de hollywood como assassinos comedores de homens, é muito mais provável morrer por uma gripe (1 em 63) ou uma queda (1 em 218) do que por ataque de tubarão (1 em 3.700.000). Esta má reputação, bem como o comércio descontrolado do óleo e da barbatana, tem levado o tubarão progressivamente ao declínio e muitas das suas espécies estão já ameaçadas de extinção.

De seguida encontrará os artigos mais recentes que publicamos sobre tubarões. Adicionalmente, selecionamos algumas matérias que merecem particular atenção.

Tubarões, Tubarões e Mais Tubarões
24 fotos de 20 espécies de tubarões, com as informações mais interessantes sobre cada uma das espécies para que os possas conhecer um pouco melhor.
Nadar Entre os Tubarões Mais Temidos do Planeta — Para os Salvar
Mergulhadores e conservacionistas nadam sem proteção junto dos tubarões mais temidos do planeta, para os desmistificar e alertar para a sua conservação.
Vítimas de Ataques Protegem Tubarões
Os tubarões têm novos defensores: nada mais nada menos que vitimas sobreviventes de ataques, reunidos com o propósito de auxiliar a sua protecção.

Artigos Recentes em Tubarões