Novo Site do Mundo dos Animais

Novo site do Mundo dos Animais - 2014

O Mundo dos Animais mudou. Depois de várias semanas de trabalho, reestruturação e avaliação, é com grande entusiasmo que apresentamos agora a nossa nova imagem, com melhorias significativas na experiência do utilizador, na adaptabilidade aos dispositivos móveis e alinhando definitivamente o nosso formato com a nossa missão educativa.

Aproveitamos esta oportunidade para evoluir o Mundo dos Animais muito além do seu aspeto visual e fizemos aquela que é, possivelmente, a maior reestruturação do site desde o seu lançamento em 2005: reorganizamos totalmente os conteúdos, estrutura, navegação e as próprias fundações do site, refletindo o desenvolvimento e a qualidade de informação que o projeto disponibiliza e preparando-o para aquilo que é, do nosso ponto de vista, o seu futuro.

Nova página inicial

Novo site do Mundo dos Animais - 2014

A nova homepage do Mundo dos Animais foi redefinida de forma a mostrar mais conteúdo, e melhor categorizado, por tópicos. Aumentamos o número de colunas laterais e demos maior destaque à nossa seleção de artigos recomendados. A apresentação das fotografias e dos vídeos foi redesenhada e os artigos são agora apresentados em quatro tópicos principais: animais de estimação, animais selvagens, conservação e ajuda animal. Também em destaque estão os artigos de opinião, entrevistas e ligações para as principais redes sociais.

Novas páginas por cada tópico

Novo site do Mundo dos Animais - 2014

Com uma reestruturação total de conteúdos, que envolveu a criação de mais de 70 novas categorias organizadas hierarquicamente para facilitar o acesso a todos os tópicos, criamos páginas individuais para apresenta-los, que incluem imagens, textos resumidos, navegação para os mesmos e a apresentação de todos os artigos, dispostos cronologicamente do mais recente para o mais antigo, que se enquadram no tópico que está a visualizar.

Novo site do Mundo dos Animais - 2014

Procuramos tornar estas páginas fundamentalmente informativas e úteis, como um meio importante de navegação de todo o site, mas também com um ligeiro toque poético. Apaixonados por animais como somos, inspiramo-nos em cada animal e em citações de grandes seres-humanos que os descreveram muito melhor do que nós seriamos capazes, e estamos com boa expectativa acerca da reação dos nossos utilizadores.

Experiência de leitura renovada

Novo site do Mundo dos Animais - 2014

Reformulamos a apresentação dos nossos artigos com vista a melhorar a usabilidade e criar uma nova experiência de leitura, com apresentação de imagens e ilustrações de maiores dimensões e a adoção de um tamanho de letra e espaço entre parágrafos também maiores. Esperamos assim tornar a apreciação de todos os nossos artigos numa tarefa mais simples e menos cansativa para os nossos leitores.

Cada artigo é acompanhado, do seu lado direito, por informação sobre o autor e ligações para outros artigos que se encontram no mesmo tópico ou em tópicos relacionados. Por exemplo, ao ler um artigo no tópico Gatos, verá ligações para outros artigos em tópicos como Tratamento e Manutenção, Raças de Gatos, Fotos ou Vídeos. Do lado direito, uma pequena barra flutuante acompanha a leitura e permite partilhar instantaneamente o artigo nas principais redes sociais (Facebook, Twitter e Google+).

Nova página para a Revista Digital

Novo site do Mundo dos Animais - 2014

Todas as edições que já publicamos encontram-se disponíveis para download gratuito, com apenas dois cliques a partir da página da revista. A última edição é apresentada em destaque, ao qual se seguem as capas de todas as edições e subpáginas com informação sobre esta mesma.

Nova página de Ajuda e Solidariedade

Novo site do Mundo dos Animais - 2014

Evoluímos a nossa página de ajuda animal, destacando as informações mais úteis para que as possa aceder num clique. Além desta página de apresentação, reescrevemos todas as informações (Como Adotar e Como Denunciar) e criamos do zero a nossa Lista de Associações Portuguesas, com a informação mais atualizada que nos foi possível apurar.

Newsletter

Novo site do Mundo dos Animais - 2014

Também aproveitamos esta reestruturação para trocar o nosso principal veículo de comunicação por email, uma vez que durante alguns anos apostamos essencialmente na distribuição diária dos nossos artigos via RSS (Feedburner). Apesar de não termos descontinuado o Feedburner, vamos deixar de o promover e, em sua substituição, criamos um novo serviço de Newsletter semanal, com ligação para os principais artigos, fotografias e vídeos que tivermos publicado.

Para subscrever a Newsletter, basta aceder a esta página e preencher com o nome e o email.

Estamos em todos os dispositivos…

Novo site do Mundo dos Animais - 2014

Mês após mês o Mundo dos Animais regista mais leitores que acedem através de dispositivos móveis e desta forma era de elevada importância criar uma plataforma adaptada aos mesmos, em particular tablets e smartphones. Procuramos tornar a experiência de utilização e de leitura o mais homogénea possível, independentemente do dispositivo que estiver a utilizar para aceder ao nosso site.

… e nas principais Redes Sociais

Novo site do Mundo dos Animais - 2014

Além do Facebook e do Twitter, onde o Mundo dos Animais já marca presença há alguns anos, apostamos também agora no Google+ como mais uma forma de comunicarmos com os nossos leitores. As redes sociais são um meio cada vez mais utilizado para explorar novos conteúdos, projetos e iniciativas e estão integradas no nosso site.

Mas também tomamos uma decisão difícil

Novo site do Mundo dos Animais - 2014

Sim é verdade, faz parte. Ao restruturarmos o Mundo dos Animais, decidimos encerrar a atividade no fórum. Apesar de ter sido o principal impulsionador deste projeto entre 2005 e 2009/2010, a natureza destes sistemas começou a tornar-se obsoleta e as pessoas começaram a preferir utilizar plataformas mais recentes, intuitivas, onde os velhos nicks são substituídos pelo nome verdadeiro e os avatars pelas caras das pessoas.

Quando fizemos o redesign anterior no Mundo dos Animais, em 2011, colocamos praticamente todo o foco na atual estrutura de portal/blog e também na participação nas redes sociais. O espírito colaborativo e de comunidade permanece e as discussões, perguntas, respostas e outros tópicos continuam a ter lugar. Por tudo isto, entendemos não continuar a haver lugar para o fórum no Mundo dos Animais.

Um Mundo de e para os Animais

Novo site do Mundo dos Animais - 2014

Além de toda a melhoria visual e reformulação da estrutura, criamos novos menus de navegação que, juntamente com as novas páginas, pretendem facilitar a pesquisa e o acesso sobre qualquer tema e fazer com que os tópicos principais não distem a mais do que um ou dois cliques a partir de qualquer localização.

Focamos também a nossa atenção na otimização de cada página e melhoramos substancialmente a velocidade de carregamento do site em relação à versão anterior, facilitando a leitura de vários artigos consecutivos, pesquisa rápida de alguma informação e todo o acesso através de dispositivos móveis.

Uma vez que efetuamos alterações muito significativas ao site, é perfeitamente possível existirem alguns erros por corrigir que tenham escapado aos nossos testes. Vamos continuar a desenvolver ativamente a parte técnica e a procurar melhorar a experiência do utilizador a cada dia.

Novo site do Mundo dos Animais - 2014

Como sempre e desde a primeira versão em 2005, construir a estrutura e o visual do Mundo dos Animais é um desafio, mas ao mesmo tempo, um prazer. Este novo site não é um produto acabado, é uma plataforma em constante desenvolvimento. Ainda temos muito trabalho pela frente.

Na verdade, só agora começou. Bem-vindo ao Mundo dos Animais.

Tópicos: Projeto Mundo dos Animais