As cobras (ou serpentes) são répteis com corpo alongado e flexível, coberto de escamas e ao contrário de muitos outros répteis, não possuem patas. As cobras mudam frequentemente de pele, num processo chamado ecdise, com a finalidade de eliminar parasitas externos, uma técnica que as tornou no símbolo da medicina (bastão de Esculápio).

Geralmente observamos as cobras com a sua língua bifurcada de fora. Elas usam a língua para captar odores no ar e encaminhá-las na direção dos odores que lhes são atrativos - por exemplo, de presas. Para capturar as suas presas, algumas espécies injetam veneno e outras capturam por constrição, não sendo venenosas. Como não mastigam, necessitam de engolir as presas inteiras. Este processo é facilitado pelas mandíbulas extremamente flexíveis, que lhes permitem engolir uma presa até três vezes maior do que o seu próprio diâmetro. Entre as cobras mais conhecidas encontram-se a cascavel, a cobra coral, piton, jiboia, entre outras.

De seguida encontrará os artigos mais recentes que publicamos sobre cobras. Adicionalmente, selecionamos algumas matérias que merecem particular atenção.

7 Perguntas a Responder Antes de Comprar uma Cobra
A compra de uma cobra é algo que não deve decidir de ânimo leve. Antes de levar este animal para casa, reflicta primeiro sobre as questões aqui apresentadas.
Cuidados a Ter Com as Suas Cobras
Ao tentarmos mudar a impressão sobre as cobras nas pessoas, passamos a mensagem que são o melhor e mais dócil animal de estimação, mas também não é bem assim.
A Minha Cobra Não Come: E Agora?
Conheça mais de uma dezena de métodos para tentar que a sua cobra volte a alimentar-se normalmente, por ordem de recomendação. Contém notas importantes.

Artigos Recentes em Cobras