Inspirar pessoas a cuidar melhor dos animais.

Logo Mundo dos Animais

Fundação:
18 de Julho de 2005

Fundadores:
Carlos Gandra (Administrador)
Carlos Matos

Contacto:
geral@mundodosanimais.pt

Missão

O Mundo dos Animais tem como missão inspirar pessoas a cuidar melhor dos animais, despertar o interesse em saber mais sobre eles e incentivar o envolvimento global na sua proteção.

Comprometemo-nos a partilhar consigo as melhores informações, matérias e histórias sobre animais e convidámo-lo a descobrir em cada parágrafo, foto ou vídeo, como os animais podem ser tão fascinantes e tão mais próximos de nós do que alguma vez pensamos.

Objetivos

  • Informar sobre os cuidados mais adequados ao bem-estar dos animais de estimação e promover o interesse e a descoberta sobre os mais diversos animais selvagens;
  • Fortalecer a ligação emocional com os animais e a compreensão de que são seres vivos sencientes, capazes de sentir, de sofrer e que à luz das mais recentes descobertas científicas, mais inteligentes, sociais e/ou emocionais do que era anteriormente pensado;
  • Sensibilizar para a importância de construirmos uma relação cada vez mais saudável com os animais, de forma a sabermos co-habitar no mundo que partilhamos sem prejuízo de nenhuma espécie ou habitat;
  • Incentivar o envolvimento ativo em projetos de conservação e solidariedade;
  • Apostar na educação e na sensibilização, sem recurso a ideologias ou ações extremistas de qualquer tipo;
  • Contribuir da melhor forma que pudermos e soubermos para um futuro onde a vida dos animais seja valorizada enquanto indivíduos, e a sua existência assegurada enquanto espécies.

Quem está por trás

Carlos Gandra - Mundo dos AnimaisCarlos Gandra é co-fundador do Mundo dos Animais, que administra desde a sua fundação em 2005, contando com a imprescindível colaboração de diversos autores e colaboradores.

É um crónico apaixonado por felinos, desde os maiores aos mais pequenos.

Dedicou-se na última década ao desenvolvimento de projetos web e ao marketing online, primeiro para dar vida a este projeto e posteriormente de forma profissional.

Faça Parte

O Mundo dos Animais é um projeto aberto à colaboração e partilha de conhecimentos, histórias, opiniões e demais assuntos relevantes sobre animais. Seja também autor no Mundo dos Animais e ajude-nos a levar a cabo a nossa missão.

História

Antigo logo do Mundo dos Animais

Primeiro logótipo do Mundo dos Animais, em vigor de 2005 a 2011

No início de 2005, Carlos Gandra e Carlos Matos, com 17 e 15 anos respetivamente, decidiram criar um projeto sobre animais focado na educação e ajuda animal, com um portal de artigos e um fórum comunitário.

Trabalhado nas horas vagas dos compromissos escolares, no dia 18 de Julho de 2005 é inaugurado o Mundo Animal, com o endereço mundoanimal.pt.vu. Em Agosto o nome é alterado para Mundo dos Animais e é registado o endereço www.mundodosanimais.com.

Em Setembro desse ano é apresentado o primeiro logótipo, desenhado e oferecido ao projeto por Carla Fonseca. Em Outubro o Mundo dos Animais é objeto de reportagem televisiva no Canal 2, no programa Quiosque. O vídeo da reportagem, que permite verificar como era o site na altura, pode ser visualizado no Youtube.

Em Julho de 2006 é efetuado o pedido de registo da marca Mundo dos Animais no INPI, concedido em Junho de 2007 com o nº404398.

Em Fevereiro de 2007 é publicada primeira Revista Mundo dos Animais, um projeto pioneiro em Portugal e com uma recetividade muito interessante por parte dos leitores. Desde então já foram publicadas mais de 30 edições, todas disponíveis de forma gratuita.

Em Abril de 2008 inicia-se uma campanha de angariação de fundos para associações de proteção animal, que em 3 anos nos permitiu entregar um total de 2.500€ distribuídos por 38 associações.

Em Dezembro de 2009 o Mundo dos Animais foi um dos 10 projetos diplomados na Gala dos Prémios ZON, com a presença da então Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas.

Em Maio de 2011 o Mundo dos Animais foi alvo de um rebranding, com novo logótipo e o novo endereço www.mundodosanimais.pt. Com uma aposta cada vez maior em conteúdos, o fórum começou gradualmente a ficar em segundo plano e a manter-se ativo essencialmente para dar suporte e divulgação a apelos de adoção de animais. Foi igualmente criada a nossa página de ajuda animal com os guias Como Ajudar, Como Adotar, Como Denunciar e a Lista de Associações em Portugal, elaborados em conjunto por Carlos Gandra e Susana Pereira.

Em Março de 2012 é publicada uma edição especial da revista, em comemoração dos 5 anos da mesma, onde estão reunidos os melhores artigos até então publicados num total de mais de 180 páginas. Em Dezembro é publicada nova edição especial, “O que já fizeste por um animal?” com 45 histórias verídicas escritas pelos leitores do Mundo dos Animais.

Em Janeiro de 2014 é lançada publicamente a mais recente versão do nosso site, com uma profunda reorganização de conteúdos e destaque para a introdução da navegação acessível a dispositivos móveis. Com uma aposta ainda mais reforçada em conteúdos, o fórum foi definitivamente encerrado.

Em Dezembro de 2014 é feito o balanço do ano e o Mundo dos Animais regista um aumento de 203,27% de leitores em relação ao ano anterior (2013).

Em Fevereiro de 2015, é feita uma nova atualização do site, com uma aposta mais forte na cor verde, que nos é característica desde 2011 e que representa o lado orgânico e selvagem de um Mundo feito pelos e para os animais. Foram igualmente atualizadas várias páginas informativas sobre animais e ajuda animal de forma a incorporar novos dados e informações para os leitores.

Em Maio de 2015 é retomada a edição regular da Revista Mundo dos Animais, com o número 25. A edição anterior (nº 24) tinha saído em Março de 2013. Com este número, começa a ser disponibilizada a Revista para leitura online, através da plataforma ISSUU, para todos os leitores que preferem não ter de fazer o download em PDF.

Em Julho de 2015, o Mundo dos Animais atingiu a bonita marca de 10 anos de atividade.

Em Agosto de 2015, a Revista Mundo dos Animais passa a ser destacada no conhecido portal SAPO Jornais.

Em Dezembro de 2015 é feito o balanço do ano e o Mundo dos Animais regista um aumento de 130,27% de leitores em relação ao ano anterior (2014).

Evolução visual do site

Mundo dos Animais em 2005

Mundo dos Animais em 2005

Mundo dos Animais em 2006

Mundo dos Animais em 2006

Mundo dos Animais em 2006

Mundo dos Animais em 2006

Mundo dos Animais em 2007

Mundo dos Animais em 2007

Mundo dos Animais em 2009

Mundo dos Animais em 2009

Mundo dos Animais em 2011

Mundo dos Animais em 2011

Mundo dos Animais em 2014

Mundo dos Animais em 2014

Mundo dos Animais em 2014

Mundo dos Animais em 2014 (atualização)

Mundo dos Animais em 2015

Mundo dos Animais em 2015