Baleia Bebé Tenta Salvar a Mãe Presa na Areia

Esta cena incrível chega-nos da Austrália. Uma baleia-jubarte bebé tentou por todos os meios salvar a mãe que ficou encalhada num banco de areia. O filhote empurrou de todas as formas que conseguiu, claramente angustiado ao ver que a mãe não estava a conseguir sair dali.

Outro vídeo da cena:

Em resposta a esta situação, uma equipa dos parques e vida selvagem de Queensland preparou-se para resgatar a baleia-jubarte. Felizmente, a baleia acabou por conseguir libertar-se graças à força das ondas, cerca de 40 minutos após ficar presa, pelo que a intervenção não chegou a ser necessária.

Mãe e filhote aparentavam estar cansados e sob stress depois do incidente, mas não estavam feridos e regressaram ao oceano normalmente.

A baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) é uma das maiores espécies da família das baleias-de-bossa e pode medir 17 metros de comprimento, bem como pesar 40 toneladas. Estas baleias foram praticamente levadas à extinção pela indústria baleeira, mas começaram a ser protegidas por uma moratória em 1966, que lhes permitiu alguma recuperação. O estatuto atual de conservação na IUCN é pouco preocupante.

Tópicos: Vídeos de Animais Selvagens, Vídeos de Animais