Veja o Dramático Ritual de Acasalamento de um Beija-Flor

Sim, aquele polvo bebé cor-de-rosa é na verdade a cara do beija-flor. Como consegue fazer isso?

Este é um comportamento muito raro e uma das danças de acasalamento mais dramáticas que podemos observar na natureza.

O macho beija-flor-de-costa (Calypte costae) não olha a meios para cortejar a fêmea e executa um ritual de acasalamento que tem tanto de impressionante como de bizarro. A fêmea, essa, acha simplesmente irresistível (ainda que neste vídeo ela não pareça assim tão impressionada).

Para este ritual, o macho paira no ar perto da fêmea enquanto abana as asas a uma velocidade impressionante. As penas levantadas no peito precisam de estar posicionadas num ângulo certo em relação à luz solar para criar o máximo de efeito de brilho.

Sendo uma performance muito difícil, o beija-flor tem de manter o bico aberto para aumentar o fluxo de oxigénio.

O que ainda não se sabe ao certo, é como este beija-flor consegue levantar as penas desta forma, a parecerem os tentáculos de um polvo bebé. Mas as habilidades extraordinárias são uma especialidade dos beija-flores: desde conseguirem lamber o néctar das flores até vinte vezes por segundo até praticamente hibernarem sempre que adormecem (entram num estado de hipotermia controlada, em que baixam consideravelmente a temperatura do corpo e os batimentos cardíacos para poupar energia), tudo parece ser possível nestas fantásticas aves.

Tópicos: Vídeos de Animais Selvagens, Vídeos de Animais