Rara Filmagem de Cavalo Marinho a dar à Luz

Dois investigadores conseguiram obter uma rara filmagem de um cavalo-marinho a dar à luz em ambiente selvagem, em Nelson Bay na Nova Gales do Sul, Austrália. Meagan Abele e Clayton Manning, autores da filmagem, estudam os cavalos-marinhos para o projeto de conservação Project Seahorse.

O cavalo-marinho que se pode ver na filmagem é um macho da espécie Hippocampus whitei, encontrado nas águas australianas e também nas Ilhas Salomão.

O estado de conservação desta espécie em específico não é conhecido por insuficiência de dados (IUCN), no entanto, estes carismáticos animais enfrentam vários ameaças. Segundo o mesmo Project Seahorse, 40 espécies de cavalos-marinhos encontram-se ameaçadas de extinção e são apanhados e comercializados entre 15 a 20 milhões de cavalos-marinhos por ano em todo o mundo.

Uma das curiosidades do cavalo-marinho é a sua reprodução. Nestes animais, é o macho quem fica responsável por transportar e incubar os ovos das crias, bem como dar à luz, daí a expressão “pai grávido”. Os bebés são uma réplica perfeita dos pais e já nascem independentes.

O cavalo-marinho deixou de ser considerado um animal monogâmico, uma vez que os casais, afinal, não se juntam para toda a vida como era anteriormente pensado. Os casais ficam juntos durante a época de acasalamento, mas trocam de parceiros na época seguinte.

Tópicos: Vídeos de Animais Selvagens, Vídeos de Animais