Mergulhador Ajuda Tubarão a Libertar-se de Anzol

O mergulhador Michael Dornellas, de 32 anos, viveu uma das experiências da sua vida quando decidiu ajudar um tubarão que encontrou durante um mergulho na costa de Júpiter, uma Vila na Florida, EUA. O tubarão, com aproximadamente três metros de comprimento, tinha um anzol preso na boca.

De forma a conseguir segurar o tubarão tempo suficiente para remover o anzol, o mergulhador fez uso de uma técnica que é essencialmente um tipo de hipnose: chama-se imobilidade tónica, em que o animal fica temporariamente paralisado.

Nos tubarões, a imobilidade tónica consegue-se geralmente virando-os ao contrário, ou colocando as mãos ao lado do nariz do animal, perto da área circundante dos olhos.

O mergulhador foi bem sucedido e o tubarão viu-se livre do anzol que certamente lhe estava a provocar dores e ferimentos. No entanto, é necessário advertir que só mergulhadores com experiência se devem aventurar a fazer isto. O próprio Michael Dornellas frisou bem no vídeo o respeito que teve e que é preciso ter perante estes extraordinários animais.

Por coincidência, nos últimos dias mostramos como um mergulho com tubarões pode ser fantástico, sabendo o que se está a fazer, e como pode ser perigoso, quando manifestamente não se sabe. Duas situações que vêm mesmo a calhar para descrever este vídeo.

Tópicos: Vídeos de Animais Selvagens, Vídeos de Animais